[review] Halo Wars by r_silver
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[review] Halo Wars by r_silver
Sempre fui um fã incondicional de RTS desde warcraft 2 e a série aclamadíssima de Age of Empires. Então, posso dizer que já vi muito do genêro.
ENREDO- 10
O jogo se passa várias décadas antes do primeiro Halo, 20 anos pra ser exato. A humanidade desbrava os mistérios do universo e já trava uma batalha constante contra os Covenants que já ameaçam a colonização humana. O jogo se passa a bordo da gigante nave de combate Spirit of Fire da UNSC , ou melhor, fora dela. E é dela que vem seus recursos e backup.
CGS- 10
A primeira vista Halo Wars impressiona por suas CGs que ficaram do nível da Blizzard que todos sabemos sempre foi a top em matéria de CGs em jogos RTS. E isso também é um delicioso diferencial. Em Halo Wars nos deparamos com CGs a cada missão completada. Deixando o jogador ansioso pelo próximo capítulo da novelinha. Já a ação é apresentada ao jogador nos tutoriais, e são nestes que notamos que esse lançamento é mais que um simples rostinho bonito.
GRÁFICOS -9,5
No quesito gráfico (é chover no molhado), está divinamente lindo. Detalhes e efeitos de partícula em todo o cenário deixam a experiência de jogar Halo Wars ainda mais empolgante. A movimentação das tropas, naves e veículos é impressionante de se ver. Por várias vezes, provavelmente, o jogador no início pode se distrair da ação para ver melhor os detalhes que ocorrem durante o jogo. Por exemplo, é impossível não soltar um "UAU" vendo seu Spartan dar um mega salto, retirar o piloto do veículo inimigo no tapa e assimilar o veículo a seu esquadrão, algo como os padres no Age of Empire que convertiam unidades. As bases emergindo do subsolo são rodeadas de sirenes, soldas vão sendo desenvolvidas ao longo das contruções. Até a turbina do maquinário mereceu atenção dos programadores.
SOM -5
Com relação ao som os efeitos sonoros estão de primeira: tiros e explosões mudam de intensidade a medida que sua camera gira pelo cenário. Um show para quem pode usufruir de um bom Home theater. Gritos, ordens e "piadinhas" são feitas pelos soldados a todo momento aumentando o realismo da jogatina. Entretanto, o que é sublime nos efeitos peca nas músicas. Extremamente repetitivas e nem um pouco empolgantes com algumas exceções durante a partida. Mas nada que realmente faça jus aos outros quesitos anteriormente avaliados.
Agora vamos ao que todos temiam:
JOGABILIDADE-10
Essa sim me foi uma grande surpresa. De fato, os dois anos de produção valeram apena e sim, a jogabilidade está EXCELENTE para um console, melhor, para as limitações de um controle.
Com apenas um botão você pode selecionar todo o exército no mapa, o que facilita MUITO o ataque de exércitos separados, pode selecionar determinadas unidades ou um grupo "local". Tudo isso é feito de maneira extremamente intuitiva e fácil de se assimilar. Aperte o botão X para um ataque normal ou Y para usar o ataque secundário. Mais simples que isso só dois disso.
Entretanto, é a jogabilidade que mais cria obstáculos para o jogo.
Em virtude da jogabilidade, muito da "grandiosidade" de um RTS é perdida.
As contruções só podem ser feitas em determinados pontos pré-definidos. Mesmo as torres de vigia (Turrets) para humanos, force field (campo de força) para Covenants. Nada além destes pontos pode ser construido. Isso dá uma sensação de travamento e muitas vezes pode atrapalhar na estratégia dos jogadores. Pois uma vez descoberta a localidade do inimigo, só resta o tempo necessário para se contruir um exército e massacrá-lo. A angariação de recursos é algo pitoresco em Halo Wars. Pois seus recursos são entregues diretamente da Spirit em suas docas. Então, vc não ficará sem recursos nunca. Tal opção foi implantada com a aparente intenção de deixar a diversão de Halo Wars nos combates e não na produção de matéria prima.
Mas isso não deve ser entendido como demérito do jogo. Pois, creio eu, que tal realidade não pode ser diferente nos consoles. Um RTS clássico como Warcraf 3 ou Starcraft simplesmente não funcionaria na realidade de um console sem um teclado e mouse.
MULTIPLAYER- 8
Como todo jogo atual, Halo Wars é feito PARA o jogo multiplayer. E esse não é de se esperar que seja decente. Pois muito foi feito pra maximizar essa experiência. O jogo apresenta um equilibrado sistema de batalhas, deixando toda a diversão para os embates internpeticos. Não se tem muito o que se falar da multi deste jogo. Somente que ele está lá para quem gosta de dar umas pancadas em desconhecidos heheheheh. Sem lag nas batalhas, a diversão fica garantida.
IA-10
Quanto a IA das unidades está excelente também. Elas respondem rapidamente aos comandos e não tendem a se "perder" na marcha até o alvo. Mas atirar e perseguir os inimigos que entram em seu campo de visão ainda está lá.
Algo que me encomodou também foi o número reduziDÍSSIMO de unidades que se pode contruir por vez. Apenas 30 "slots" de unidade são liberados com a possibilidade de acrescentar mais 10 através de upgrades. Sendo que veículos usam mais de 1 "slot" podendo chegar até 6 como no caso das impressionantes Vultures. O que acaba por deixar sua tropa com uma aparência reduzida. Porém obrigando muito mais o usuário a usar de estratégia do que um simples e maciço exército para derrotar seus inimigos.
A Utilização de unidades Heróicas com atributos especiais é no mínimo medíocre. Nada de bônus especiais ou itens usáveis, a única coisa que o Sargento Forge, que é o protagonista do jogo, usa é uma série de tiros com sua escopeta. Nada impressionante. E aliás, a MS se empolgou quando disse das unidaDES Heróicas, pois vc só controla uma, e em pouquíssimas fases é acompanhado por outra.
CONQUITAS- 7
Elas estão lá, como sempre, mas não gostei muito do estilo delas não. Algumas só podem ser conseguidas de maneira muito difícil. Para os caçadores de achivments é uma prato cheio. Mas acho que até eles podem achar ruim alguns. Por exemplo, em determinado mapa vc deve resgatar pessoas específicas, isso com uma invasão de inimigos atacando e com um contador de tempo curtíssimo.
Ressalvas
Então é isso pessoal, como muitos disseram, inclusive eu, Halo Wars chegou para mostrar ao grande público que um RTS nos consoles, sim é possível, sem que vc precise memoriza milhares de atalhos ou sofra de raiva pela falta destes.
Não é os melhor RTS já feito, duvido que figure entre os melhores do genêro, mas certamente, para um console. HAlo Wars se consagra como o melhor jogo de estratégia feito para consoles.
E por esse mérito leva uma
NOTA GERAL: 9,8
ENREDO- 10
O jogo se passa várias décadas antes do primeiro Halo, 20 anos pra ser exato. A humanidade desbrava os mistérios do universo e já trava uma batalha constante contra os Covenants que já ameaçam a colonização humana. O jogo se passa a bordo da gigante nave de combate Spirit of Fire da UNSC , ou melhor, fora dela. E é dela que vem seus recursos e backup.
CGS- 10
A primeira vista Halo Wars impressiona por suas CGs que ficaram do nível da Blizzard que todos sabemos sempre foi a top em matéria de CGs em jogos RTS. E isso também é um delicioso diferencial. Em Halo Wars nos deparamos com CGs a cada missão completada. Deixando o jogador ansioso pelo próximo capítulo da novelinha. Já a ação é apresentada ao jogador nos tutoriais, e são nestes que notamos que esse lançamento é mais que um simples rostinho bonito.
GRÁFICOS -9,5
No quesito gráfico (é chover no molhado), está divinamente lindo. Detalhes e efeitos de partícula em todo o cenário deixam a experiência de jogar Halo Wars ainda mais empolgante. A movimentação das tropas, naves e veículos é impressionante de se ver. Por várias vezes, provavelmente, o jogador no início pode se distrair da ação para ver melhor os detalhes que ocorrem durante o jogo. Por exemplo, é impossível não soltar um "UAU" vendo seu Spartan dar um mega salto, retirar o piloto do veículo inimigo no tapa e assimilar o veículo a seu esquadrão, algo como os padres no Age of Empire que convertiam unidades. As bases emergindo do subsolo são rodeadas de sirenes, soldas vão sendo desenvolvidas ao longo das contruções. Até a turbina do maquinário mereceu atenção dos programadores.
SOM -5
Com relação ao som os efeitos sonoros estão de primeira: tiros e explosões mudam de intensidade a medida que sua camera gira pelo cenário. Um show para quem pode usufruir de um bom Home theater. Gritos, ordens e "piadinhas" são feitas pelos soldados a todo momento aumentando o realismo da jogatina. Entretanto, o que é sublime nos efeitos peca nas músicas. Extremamente repetitivas e nem um pouco empolgantes com algumas exceções durante a partida. Mas nada que realmente faça jus aos outros quesitos anteriormente avaliados.
Agora vamos ao que todos temiam:
JOGABILIDADE-10
Essa sim me foi uma grande surpresa. De fato, os dois anos de produção valeram apena e sim, a jogabilidade está EXCELENTE para um console, melhor, para as limitações de um controle.
Com apenas um botão você pode selecionar todo o exército no mapa, o que facilita MUITO o ataque de exércitos separados, pode selecionar determinadas unidades ou um grupo "local". Tudo isso é feito de maneira extremamente intuitiva e fácil de se assimilar. Aperte o botão X para um ataque normal ou Y para usar o ataque secundário. Mais simples que isso só dois disso.
Entretanto, é a jogabilidade que mais cria obstáculos para o jogo.
Em virtude da jogabilidade, muito da "grandiosidade" de um RTS é perdida.
As contruções só podem ser feitas em determinados pontos pré-definidos. Mesmo as torres de vigia (Turrets) para humanos, force field (campo de força) para Covenants. Nada além destes pontos pode ser construido. Isso dá uma sensação de travamento e muitas vezes pode atrapalhar na estratégia dos jogadores. Pois uma vez descoberta a localidade do inimigo, só resta o tempo necessário para se contruir um exército e massacrá-lo. A angariação de recursos é algo pitoresco em Halo Wars. Pois seus recursos são entregues diretamente da Spirit em suas docas. Então, vc não ficará sem recursos nunca. Tal opção foi implantada com a aparente intenção de deixar a diversão de Halo Wars nos combates e não na produção de matéria prima.
Mas isso não deve ser entendido como demérito do jogo. Pois, creio eu, que tal realidade não pode ser diferente nos consoles. Um RTS clássico como Warcraf 3 ou Starcraft simplesmente não funcionaria na realidade de um console sem um teclado e mouse.
MULTIPLAYER- 8
Como todo jogo atual, Halo Wars é feito PARA o jogo multiplayer. E esse não é de se esperar que seja decente. Pois muito foi feito pra maximizar essa experiência. O jogo apresenta um equilibrado sistema de batalhas, deixando toda a diversão para os embates internpeticos. Não se tem muito o que se falar da multi deste jogo. Somente que ele está lá para quem gosta de dar umas pancadas em desconhecidos heheheheh. Sem lag nas batalhas, a diversão fica garantida.
IA-10
Quanto a IA das unidades está excelente também. Elas respondem rapidamente aos comandos e não tendem a se "perder" na marcha até o alvo. Mas atirar e perseguir os inimigos que entram em seu campo de visão ainda está lá.
Algo que me encomodou também foi o número reduziDÍSSIMO de unidades que se pode contruir por vez. Apenas 30 "slots" de unidade são liberados com a possibilidade de acrescentar mais 10 através de upgrades. Sendo que veículos usam mais de 1 "slot" podendo chegar até 6 como no caso das impressionantes Vultures. O que acaba por deixar sua tropa com uma aparência reduzida. Porém obrigando muito mais o usuário a usar de estratégia do que um simples e maciço exército para derrotar seus inimigos.
A Utilização de unidades Heróicas com atributos especiais é no mínimo medíocre. Nada de bônus especiais ou itens usáveis, a única coisa que o Sargento Forge, que é o protagonista do jogo, usa é uma série de tiros com sua escopeta. Nada impressionante. E aliás, a MS se empolgou quando disse das unidaDES Heróicas, pois vc só controla uma, e em pouquíssimas fases é acompanhado por outra.
CONQUITAS- 7
Elas estão lá, como sempre, mas não gostei muito do estilo delas não. Algumas só podem ser conseguidas de maneira muito difícil. Para os caçadores de achivments é uma prato cheio. Mas acho que até eles podem achar ruim alguns. Por exemplo, em determinado mapa vc deve resgatar pessoas específicas, isso com uma invasão de inimigos atacando e com um contador de tempo curtíssimo.
Ressalvas
Então é isso pessoal, como muitos disseram, inclusive eu, Halo Wars chegou para mostrar ao grande público que um RTS nos consoles, sim é possível, sem que vc precise memoriza milhares de atalhos ou sofra de raiva pela falta destes.
Não é os melhor RTS já feito, duvido que figure entre os melhores do genêro, mas certamente, para um console. HAlo Wars se consagra como o melhor jogo de estratégia feito para consoles.
E por esse mérito leva uma
NOTA GERAL: 9,8
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